Como aceitar ou rejeitar um pedido de cancelamento/reembolso?
Um dos participantes do seu evento solicitou o cancelamento e reembolso de uma compra? Sem problemas! Basta seguir o passo a passo abaixo para realizar o estorno do pedido.
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A Eventiza é uma plataforma de venda de ingressos online que visa simplificar a gestão do evento e a relação entre comprador e organizador, mas cada evento é independente. Isso significa que os organizadores são os responsáveis pela política de reembolsos, conforme especificado nos Termos de Uso.
Contudo, de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor, o reembolso é garantido por um prazo legal de 7 dias após a compra. Neste período os reembolsos ocorrerão de acordo com o estabelecido por lei. Decorridos os 7 dias após a compra, o reembolso pode ou não ser realizado, a depender da política de reembolso estabelecida pelo organizador do evento.
PASSO A PASSO PARA REALIZAR O REEMBOLSO
1 – Acesse o painel de controle do seu evento e clique na aba “Controle financeiro”.
2 – Acesse a aba “Pedidos de cancelamento”.
3 – Identifique o pedido com solicitação “Pendende” e selecione a ação que deseja realizar através dos botões “ACEITAR” ou “REJEITAR”.
Aceitar reembolso
Ao aceitar a solicitação de reembolso, você estará cancelando todos os ingressos do pedido do comprador, de forma que não serão mais válidos para uso no evento.
Para compras no cartão de crédito e via PIX o reembolso ocorrerá de forma automática. Para compras efetuadas por boleto bancário há um prazo para reembolso de até 3 dias úteis. O reembolso será realizado pela Eventiza.
Clicando em “ACEITAR”, você poderá analisar o motivo de cancelamento do cliente e optar por cancelar o pedido e reembolsar o cliente ao clicar em “FAZER REEMBOLSO”.
Rejeitar reembolso
Ao rejeitar o reembolso, você estará apenas rejeitando a solicitação de reembolso, ou seja, os ingressos do pedido do participante ainda estarão válidos para serem usados no evento.
Clicando em “REJEITAR”, você poderá analisar o motivo de cancelamento do cliente e optar por rejeitar a solicitação e manter os ingressos válidos ao clicar em “REJEITAR SOLICITAÇÃO”.
Importante lembrar que o reembolso é obrigatório para solicitações feitas até 7 dias após a compra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Para os casos de solicitações que já passaram dos 7 dias, o organizador poderá optar livremente por reembolsar ou não, de acordo com as políticas de reembolso do seu próprio evento.
A Eventiza dá aos organizadores o prazo de 3 dias úteis para dar alguma resposta às solicitações que estejam dentro do prazo obrigatório de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Caso o prazo não seja obedecido, o departamento financeiro da Eventiza acatará o pedido.
OBSERVAÇÃO: você só poderá fazer o reembolso do pedido como um todo, ou seja, caso o pedido tenha 2 ou mais ingressos, você não poderá reembolsar um único ingresso, apenas o pedido todo, com todos os ingressos juntos.
Pronto! Agora você já sabe como realizar o reembolso/cancelamento de um pedido do seu evento!
Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e deixe sua solicitação! Vamos te retornar em até 48 horas.