Como aceitar ou rejeitar um pedido de cancelamento/reembolso?

Um dos participantes do seu evento solicitou o cancelamento e reembolso de uma compra? Sem problemas! Basta seguir o passo a passo abaixo para realizar o estorno do pedido.

A Eventiza é uma plataforma de venda de ingressos online que visa simplificar a gestão do evento e a relação entre comprador e organizador, mas cada evento é independente. Isso significa que os organizadores são os responsáveis pela política de reembolsos, conforme especificado nos Termos de Uso.

Contudo, de acordo com o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor, o reembolso é garantido por um prazo legal de 7 dias após a compra. Neste período os reembolsos ocorrerão de acordo com o estabelecido por lei. Decorridos os 7 dias após a compra, o reembolso pode ou não ser realizado, a depender da política de reembolso estabelecida pelo organizador do evento.

PASSO A PASSO PARA REALIZAR O REEMBOLSO

1 – Acesse o painel de controle do seu evento e clique na aba “Controle financeiro”.

2 – Acesse a aba “Pedidos de cancelamento”.

3 – Identifique o pedido com solicitação “Pendende” e selecione a ação que deseja realizar através dos botões “ACEITAR” ou “REJEITAR”.

Aceitar reembolso

Ao aceitar a solicitação de reembolso, você estará cancelando todos os ingressos do pedido do comprador, de forma que não serão mais válidos para uso no evento.

Para compras no cartão de crédito e via PIX, você precisará apenas selecionar uma das opções acima, como evidenciado na imagem a seguir.

Clicando em “ACEITAR”, você poderá analisar o motivo de cancelamento do cliente e optar por:

  • cancelar o pedido e reembolsar o cliente ao clicar em “FAZER REEMBOLSO”
  • cancelar o pedido sem reembolsar

ATENÇÃO: a Eventiza não se responsabiliza pelo reembolso de compras por boleto. Nesses casos de reembolso de uma compra efetuada por boleto, o organizador deverá cancelar o pedido na plataforma da Eventiza e realizar a transferência ou depósito do valor a ser reembolsado ao cliente. Nesse caso, a Eventiza irá disponibilizar os dados bancários para que o organizador faça esse reembolso, como mostra a imagem abaixo.

Rejeitar reembolso

Ao rejeitar o reembolso, você estará apenas rejeitando a solicitação de reembolso, ou seja, os ingressos do pedido do participante ainda estarão válidos para serem usados no evento.

Clicando em “REJEITAR”, você poderá analisar o motivo de cancelamento do cliente e optar por:

  • cancelar o pedido e reembolsar o cliente ao clicar em “REJEITAR REEMBOLSO”
  • cancelar o pedido sem reembolsar

Importante lembrar que o reembolso é obrigatório para solicitações feitas até 7 dias após a compra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Para os casos de solicitações que já passaram dos 7 dias, o organizador poderá optar livremente por reembolsar ou não, de acordo com as políticas de reembolso do seu próprio evento.

OBSERVAÇÃO: você só poderá fazer o reembolso do pedido como um todo, ou seja, caso o pedido tenha 2 ou mais ingressos, você não poderá reembolsar um único ingresso, apenas o pedido todo, com todos os ingressos juntos.

Pronto! Agora você já sabe como realizar o reembolso/cancelamento de um pedido do seu evento!

Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e deixe sua solicitação! Vamos te retornar em até 48 horas.

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