Recebi um e-mail de chargeback. E agora?

Se você é organizador de um evento na Eventiza e recebeu um e-mail similiar ao da imagem abaixo, significa que um dos participantes do seu evento fez uma solicitação de chargeback.

Mas o que de fato significa um chargeback?

O termo chargeback vem do inglês e significa estorno. No contexto de transações virtuais, é o cancelamento de uma compra realizada por meio do cartão de crédito ou de débito, que o consumidor titular do cartão pode solicitar caso desconheça uma cobrança ou parte dela. Essa solicitação é feita diretamente com o banco emissor do cartão de crédito ou débito.

A solicitação de chargeback pode acontecer em duas circunstâncias distintas:

  • o titular do cartão desconhece a compra — o que sugere fraude ou roubo;
  • a transação está, por algum motivo, irregular — desacordo contratual, adesão divergente, cobrança indevida.

Em ambas as situações, se comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão. A medida visa proteger o consumidor e assegurar que o crédito correspondente seja utilizado de forma segura.

O que preciso fazer?

Uma vez que um dos participantes do seu evento solicitar o chargeback de um pedido, você deverá escolher entre dois caminhos:

1 – Aceitar a solicitação de chargeback, ou seja, concordar que o valor seja estornado para o comprador. Nesse caso, você não precisará fazer nada.

2 – Abrir uma disputa contra o comprador, contestando a solicitação de chargeback. Nesse caso, você deverá entrar em contato com nossa equipe para dar sequência à disputa.

Para realizar a abertura da disputa, basta enviar um e-mail para contato@eventiza.com.br. No assunto do e-mail enviada, escreva que deseja disputar um chargeback e o nome do evento. Exemplo:

Assunto: Disputa de Chargeback – [nome do evento]

No corpo do e-mail, descreva o que ocorreu com o máximo de detalhes possível. Ainda, você deverá enviar digitalizações dos seguintes documentos em arquivos de imagem de até 6MB: 

  • Cadastro do comprador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no evento, CPF, email, endereço, telefone fixo ou celular)
  • Nota fiscal da compra
  • Pedido da compra (print da página do pedido)
  • Cópia da Política de Reembolso do seu evento
  • Comprovação de check-in e participação no seu evento
  • Carta do verdadeiro comprador reconhecendo a despesa

Não aceitaremos transcrições de gravações ou conversas de WhatsApp.

Observação: você somente poderá realizar uma disputa até 3 dias corridos após o recebimento do e-mail de solicitação do chargeback. Passados os 3 dias, nossa equipe irá aceitar a solicitação do comprador e estornar o valor da compra de forma automática.

Se o organizador vencer a disputa, o valor da fatura anteriormente contestada é liberado para saque. Caso contrário, o valor é debitado do saldo. Se o saldo for nulo, a conta ficará devedora e entraremos em contato diretamente com o organizador para dar tratativa correta.

Pronto! Agora você já sabe como lidar com uma solicitação de chargeback

Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e deixe sua solicitação! Vamos te retornar em até 48 horas.

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