Recebi um e-mail de chargeback. E agora?
Se você é organizador de um evento na Eventiza e recebeu um e-mail similiar ao da imagem abaixo, significa que um dos participantes do seu evento fez uma solicitação de chargeback.
Mas o que de fato significa um chargeback?
O termo chargeback vem do inglês e significa estorno. No contexto de transações virtuais, é o cancelamento de uma compra realizada por meio do cartão de crédito ou de débito, que o consumidor titular do cartão pode solicitar caso desconheça uma cobrança ou parte dela. Essa solicitação é feita diretamente com o banco emissor do cartão de crédito ou débito.
A solicitação de chargeback pode acontecer em duas circunstâncias distintas:
- o titular do cartão desconhece a compra — o que sugere fraude ou roubo;
- a transação está, por algum motivo, irregular — desacordo contratual, adesão divergente, cobrança indevida.
Em ambas as situações, se comprovada uma transação não autorizada, o valor é integralmente estornado ao usuário do cartão. A medida visa proteger o consumidor e assegurar que o crédito correspondente seja utilizado de forma segura.
O que preciso fazer?
Uma vez que um dos participantes do seu evento solicitar o chargeback de um pedido, você deverá escolher entre dois caminhos:
1 – Aceitar a solicitação de chargeback, ou seja, concordar que o valor seja estornado para o comprador. Nesse caso, você não precisará fazer nada.
2 – Abrir uma disputa contra o comprador, contestando a solicitação de chargeback. Nesse caso, você deverá entrar em contato com nossa equipe para dar sequência à disputa.
Para realizar a abertura da disputa, basta enviar um e-mail para contato@eventiza.com.br. No assunto do e-mail enviado, escreva que deseja disputar um chargeback e o nome do evento. Exemplo:
Assunto: Disputa de Chargeback – [nome do evento]
No corpo do e-mail, descreva o que ocorreu com o máximo de detalhes possível. Ainda, você deverá enviar digitalizações dos seguintes documentos em arquivos de imagem de até 6MB:
- Cadastro do comprador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no evento, CPF, email, endereço, telefone fixo ou celular)
- Nota fiscal da compra
- Pedido da compra (print da página do pedido)
- Cópia da Política de Reembolso do seu evento
- Comprovação de check-in e participação no seu evento
- Carta do verdadeiro comprador reconhecendo a despesa
Não aceitaremos transcrições de gravações ou conversas de WhatsApp.
Observação: você somente poderá realizar uma disputa até 3 dias corridos após o recebimento do e-mail de solicitação do chargeback. Passados os 3 dias, nossa equipe irá aceitar a solicitação do comprador e estornar o valor da compra de forma automática.
Se o organizador vencer a disputa, o valor da fatura anteriormente contestada é liberado para saque. Caso contrário, o valor é debitado do saldo. Se o saldo for nulo, a conta ficará devedora e entraremos em contato diretamente com o organizador para dar tratativa correta.
Pronto! Agora você já sabe como lidar com uma solicitação de chargeback.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e deixe sua solicitação! Vamos te retornar em até 48 horas.