Oficina de Introdução à Marcenaria para Mulheres
27 de outubro de 2024 das 09h00m às 18h00m
Rua Cesário Ramalho, 44 - Cambuci, São Paulo - SP, Brasil
Descrição Geral
Ahh minhas queridas, que alegria!
Esse trabalho pelo qual tenho muito amor é pra reunir mulheres que desejam aprender a manusear ferramentas e máquinas pela primeira vez e construir seu primeiro móvel em madeira. De uma forma acolhedora, segura e divertida. Com outra mulher. Lê até o final e vem comer pó de serra comigo?
PARA QUEM É?
Esse curso é para você mulher que acha que não sabe ou pode fazer isso. Que nunca pegou em uma ferramenta. Que nunca entrou numa marcenaria. Que sempre desejou criar desta forma, mas por algum motivo isso lhe foi negado ou se tornou inacessível.
É para você que quer estimular sua capacidade de realização e que por meio desta técnica, do contato com esses acessórios, ferramentas e máquinas deseja ser mais autônoma e livre. Além de pensar na economia depois de entender como se dão os processos de criação de um mobiliário.
É para você que já gosta, mas que quer começar para avaliar se a técnica pode evoluir de um hobby pra uma profissionalização depois dessa aula. É pra você que já saber fazer suas coisas, mas quer ter um encontro salutar, divertido e acolhedor coletivo.
O QUE VOU FAZER?
Você vai aprender a fazer um banco-sapateira em madeira natural. Um banco com prateleira inferior. O banco é útil, design racional, simples, estreito que se adapta bem em qualquer decoração. Essas peças podem ser utilizadas como apoio, servir como móvel lateral para camas, mesa de apoio para sofá, fazer as vezes de um pequeno armário para livros, objetos... Você é livre para utilizar a seus móveis como preferir.
Você também vai entender a pensar o plano de corte dele a partir da madeira que cada uma tem. Vamos trabalhar com uma tábua de Pínus com 3 metros de comprimento para cada aluna. Você também aprende sobre acessórios e ferramentas de proteção, medição, fixação, corte, lixamento e montagem utilizados no nosso trabalho.
Por fim, conhecer na prática as máquinas portáteis e uma estacionária para criação desse mobiliário, a exemplo da lixadeira elétrica, parafusadeira e furadeira para madeira, serra tico-tico e serra de meia-esquadria.
Nesse curso não criamos projetos individuais exclusivos.
Ao final, você sai com seu banco-sapateira criado do zero por você mesma. E você recebe por e-mail todo material teórico e ilustrado da aula. Olha um exemplo:
QUANDO VAI SER?
Domingo dia 27/10. Das 09h às 18h, com uma hora de intervalo para o almoço.
Para concluir este módulo inicial é preciso participar dos dois períodos. Começaremos pontualmente, tá bom? E pode facilitar se você quiser trazer seu almoço. Nas imediações da Stopalab também têm locais para comer.
ONDE VAI SER?
Na sede da oficina Stopalab, uma oficina comandada por um dos maiores nomes da marcenaria do país: Letícia Saba. Olha que maravilha a gente aprender juntas em um espaço liderado por uma mulher?
Fica na rua Cesário Ramalho, nº 44, no bairro Cambuci, região central de São Paulo - SP.
A oficina fica numa rua sem saída. Ao final dela, você vai encontrar um portão à esquerda da rua, com uma pequena árvore na frente. É onde vamos trabalhar.
QUANTO VOU INVESTIR?
R$ 700,00 por aluna.
Esse valor inclui todo material, madeira, equipamentos de segurança, máquinas, ferramentas e acessórios. Você não precisa se preocupar em levar nada, além de sua garrafinha de água. O valor pode ser pago por transferência bancária ou por cartão de crédito parcelado em até 5x com acréscimo de juros. Há material teórico e ilustrado com tudo que vimos também, mas este eu envio por e-mail pra cada uma após o curso.
COM QUE ROUPA EU VOU?
O ideal é que você venha com calça, camiseta e um sapato confortável que cubra todo seu pé (nada de sapatilhas, por exemplo) Que sejam roupas leves e confortáveis, mas sem detalhes como laços, cintos, golas grandes e caídas, mangas compridas e folgadas. Cabelos presos. E também sem acessórios grandes tipo argolas, colares, pulseiras e anéis.
Estes cuidados são todos para a nossa proteção e segurança. Por mais que sua passagem seja de um dia pela marcenaria, estamos em um ambiente que oferece riscos de acidentes. A roupa adequada faz muita diferença.
O QUE MAIS DEVO SABER?
Não demore para se inscrever, são pouquinhas vagas. Se você estiver grávida, você deve conversar com a pessoa médica que lhe atende sobre a participação na oficina. A medicina não contraindica a atividade, mas é o mais indicado a se fazer. E se você tiver alguma restrição de saúde que pode comprometer seu trabalho, por favor, me deixe saber. Vamos conversar e avaliar tudo, pois quero que dê tudo certo.
Leia com atenção o Termo de Responsabilidade no ato da sua inscrição. No mais, leve entusiasmo, curiosidade, boa vontade e espírito colaborativo para o nosso encontro. Tenha certeza que você vai ser recebida com todo meu carinho.
Em caso de desistência, preciso ser notificada para cancelar a sua inscrição e liberar a vaga para outra mulher poder participar. O reembolso da inscrição será feito se você comunicar a desistência até o dia 18/10 às 18h00.
O uso de celular durante as atividades de corte não será permitido. Não se preocupa, sempre faço fotos suas durante o trabalho. E depois, claro, me marca em suas redes sociais que vou adorar. Tanto detalhe é só para garantir a nossa segurança, nossa tranquilidade e claro, nossa diversão durante o aprendizado.
Tudo combinado? Então tá bom, não vejo a hora de te encontrar! Um abraço carinhoso!