Como criar meu primeiro evento?
Olá! Primeiramente seja muito bem-vindo à este guia e à nossa plataforma. Para nós será um prazer te auxiliar nos primeiros passos para a criação de seu evento, o qual não temos dúvidas que será um sucesso!
Um dos principais diferenciais da Eventiza é a possibilidade de ter seu evento no ar, com todas as informações necessárias, em instantes e pouquíssimos cliques.
O nosso processo foi programado para garantir a você (e aos seus participantes) a melhor e mais fluida experiência em eventos online.
Logo após se inscrever em nossa plataforma, você será redirecionado à um painel onde poderá criar seu primeiro evento clicando no botão verde, presente no canto superior direito da tela:
![Lista de eventos vazia](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-3_censored-1-1024x403.jpg)
É claro que para o seu evento ser mais amigável e intuitivo aos seus participantes, quanto mais informações dadas à eles, melhor, correto? Porém para que você consiga pré-visualizar informações de maneira rápida e também conhecer a nossa plataforma, permitimos que seu evento esteja disponível preenchendo alguns poucos campos, tais como:
- Nome do evento;
- Categoria;
- Localização;
- Um tipo de ingresso.
Outras informações também estarão disponíveis para preenchimento, tanto na etapa de criação, quanto para edição após a criação do evento, vide imagens a seguir:
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/demo-1-1024x701.jpg)
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/demo2-1024x703.jpg)
Algumas informações, tais como formulário de inscrição e métodos de pagamento são gerenciáveis apenas após a criação inicial.
Após publicar o seu evento você poderá acessar o dashboard de gerenciamento dele, e neste painel você terá sete seções principais:
Painel do Evento: seção de visão geral do evento, que contém informações básicas acerca das vendas de ingressos, e acesso rápido à informações gerais do evento.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/painel-1024x614.png)
Controle financeiro: seção para visualizar as vendas realizadas até o momento, ou seja, ver o estado de cada um dos pedidos, o total de vendas confirmadas, pendentes e canceladas, bem como administrar as solicitações de reembolsos realizadas por participantes.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/finance-control-1024x614.jpg)
Ingressos: seção para administração de vendas já efetuadas para cada tipo de ingresso criado. Nela você poderá administrar e visualizar os ingressos remanescentes por cada um dos tipos criados, além de obter informações gerais, como preço, data de início de vendas e demais informações correlatas. Além disso neste menu você poderá, também, criar cupons de desconto para o seu evento.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/tickets-1024x614.png)
Formulário de inscrição: seção para gerenciamento do formulário de inscrição dos usuários. Nesta seção você poderá definir os campos a serem preenchidos durante o ato de inscrição dos usuários, ou seja, informações relevantes para você, enquanto realizador do evento.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/custom-form-1024x614.jpg)
Gerenciar participantes: seção para controle de informações de participantes e check-in. Neste menu, se necessário, você poderá realizar manualmente o check-in dos participantes que desejar, e ainda consultar as informações de cada um dos inscritos para o seu evento. Aqui você também poderá enviar e-mails para os seus participantes, seja para dar algum informe importante, ou ainda para colher um feedback após a realização do evento.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/check-in-1024x607.jpg)
Customização e integrações: aqui você poderá alterar certos pontos, tais como a URL do seu evento, a nomenclatura utilizada para os ingressos, e ainda usufruir de integrações que te auxiliem com métricas, e também a visualização do processo de compra dos participantes.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/integracoes-1024x607.png)
Equipe do evento: neste menu você poderá escolher outras pessoas para participar e auxiliar você, organizador, durante a execução do seu evento. Ou seja, poderá adicionar outras pessoas (já registradas no sistema da Eventiza) para auxiliarem com o check-in e gerenciamento de participantes, cadastrar PDVs, ou ainda convidar outros para participar do gerenciamento do evento como um todo.
![](https://endpoints.eventiza.com.br/wp-content/uploads/2022/06/equipe-1024x607.png)
Administradas as informações, caso você ainda não tenha deixado seu evento público para todos, basta acessar a seção Painel do Evento e alterar o estado do evento de Rascunho para Publicado e pronto! Qualquer pessoa com o link poderá acessar e realizar as inscrições, de acordo com os requisitos por você especificados :)!
Precisa de alguma dica para alavancar as vendas de seu evento? Acesse o link: https://www.eventiza.com.br/blog/dicas-eficientes-para-aumentar-o-numero-de-inscritos-de-seu-evento.
Caso você tenha alguma dúvida sobre nossas práticas, nos colocamos à disposição para responder todo e qualquer questionamento :). Até a próxima leitura!