Uso de redes sociais para impulsionar as vendas
É sabido de todos nós que, atualmente, as redes sociais estão entre os meios mais poderosos de comunicação existentes. Além disso, elas estão não apenas presente no nosso cotidiano, como também na palma das mãos de todas as pessoas.
Portanto elas são um meio importante de divulgação e já consolidadas na prospecção de inscritos e participantes para eventos. Além de ser um canal de comunicação direta com os futuros e atuais participantes, são também um meio bastante utilizado para anúncios gradativos e acompanhamento de etapas do evento, com o intuito de deixar ainda mais ansiosos aqueles que estão interessados no evento.
Assim, nesta postagem, vamos ensinar alguns passos importantes para divulgação de seu evento nas mídias sociais.
Pré-evento
Os momentos anteriores à divulgação de seu evento são de suma importância, e para isso é importante que tudo esteja planejado e organizado para o início das vendas. É indispensável que você tenha conhecimento de seu público-alvo, pois através dele você poderá saber como se comunicar com essas pessoas (linguagem empregada), e qual será o teor de sua divulgação (mais descontraída, ou voltada para o meio de negócios).
Além disso é importante ter em mente o número de pessoas esperado para o evento, quais serão os dados necessários para serem colhidos no formulário de inscrição de seu evento, e como vão estar distribuídos os seus ingressos, a fim de aquecer ainda mais a venda dos mesmos.
Divulgação
A divulgação deverá ser bem estruturada, focando especialmente naquilo que é mais importante para o público. Por exemplo, se é um congresso com palestras, essas palestras e os respectivos palestrantes deverão ter posição de destaque. Se é um evento religioso, talvez a religião de crença dos participantes deva ser um foco para a estruturação das mensagens e imagens de divulgação.
Além disso, é válido ressaltar que, quanto mais pessoas você tiver a intenção que participem de seu evento, mais antecedência deve ser dada para a venda dos ingressos. Para eventos mais simples recomendamos entre um mês, ou um mês e meio de antecedência. Para eventos maiores, acreditamos que três a quatro meses seja o ideal para iniciar a divulgação e as vendas.
Uma estratégia que recomendamos, e é que é bastante empregada por muitos organizadores, é a de sorteios. Tanto de inscrições, quanto de itens que possam, por consequência, ajudar na divulgação do evento.
Análise de estratégias empregadas
Mais importante que um pré-evento planejado e da divulgação realizada, é saber se todo este planejamento está retornando os resultados esperados. Assim, é importante, através dos próprios meios de divulgação, analisar o engajamento de seus participantes e analisar, semana a semana, se a quantidade de inscritos está condizente com o esperado no planejamento.
Se o resultado for adverso, é importante mudar as estratégias de divulgação (alterando imagens e textos para serem mais atrativos), ou ainda a forma de lidar e interagir com os participantes.
Nessas horas é válido fazer uso de ferramentas oferecidas pelas próprias mídias sociais, para realizar anúncios pagos de seu evento, a fim de aumentar o número de pessoas atingidas.
Recomendamos ainda que todos estes dados sejam armazenados para contrastar com futuras estratégias/eventos, a fim de se utilizar de aprendizado tais erros e entender outras questões problemáticas que podem ser evitadas no futuro.
Escolha de uma plataforma de eventos com inscrição online
Se o seu evento começa a ser anunciado com semanas de antecedência, e ainda trabalha com venda de ingressos, talvez efetuar essas vendas online seja um caminho extremamente eficaz.
Para isso, recomendamos que você utilize a nossa plataforma, o Eventiza, a fim de auxiliar você, organizador, na criação rápida e eficaz de seu evento com apenas alguns simples passos, e principalmente seus participantes, para que consigam acessar seu evento em qualquer dispositivo, melhorando ainda mais a sua divulgação.
Além disso, em uma plataforma como o Eventiza, você poderá ter o gerenciamento da lista de seus participantes, concentrando todos estes dados em apenas um local, e ainda contar com ferramentas, como o nosso aplicativo, para auxiliar no check-in de seus participantes, agilizando ainda mais o processo de recepção de seus participantes. Não temos dúvidas de que você irá ter uma surpreendente experiência e notará, com facilidade, os poucos passos que foram necessários para ter uma página exclusiva, com seu evento, e disponível para todos aqueles que você desejar!